Home/Notícias/Tratamento de Esgoto

Tratamento de Esgoto

Em 2014, três grandes obras serão realizadas em Novo Hamburgo. Uma no bairro Roselândia, outra na parte baixa do bairro Canudos e a terceira no Santo Afonso, todas voltadas para o tratamento de esgoto.
As obras, juntas, somam um investimento de R$ 152,38 milhões. A novidade é a implantação da coleta absoluta. Por meio desse sistema de tratamento, todas as residências terão encanamento individual para levar o esgoto doméstico até uma grande tubulação que será instalada no meio da via. Sendo assim, o trânsito, no trecho em que estiver em obras, será completamente interrompido.
Pelo menos duas regiões da cidade estarão repletas de buracos, ruas trancadas e com mobilidade urbana complicada. A justificativa para os inconvenientes é um conjunto de obras que a Comusa – Serviços de Água e Esgoto vai realizar no ano que vem. As melhorias, como comenta o diretor-presidente da instituição, Mozar Dietrich, serão para dar fim a um título hamburguense nada lisonjeiro.
“Somos conhecidos como cidade do arroio preto. Essa história circula pelo mundo inteiro. Agora vamos aumentar o percentual de esgoto tratado de 4,5% para 80%, projetando os 100%”, salienta.
Diferença entre coleta mista e absoluta
Neste ano, a Comusa conclui a instalação de interceptores ao longo do Arroio Luiz Rau. Foram instalados coletores mistos, que captam a água da chuva e o esgoto, juntamente, para levar até a estação de tratamento. Até 2009, o Ministério das Cidades financiava obras com esse sistema de captação.
Mas ocorreram mudanças na legislação e agora o governo federal só libera recursos para projeto de coleta absoluta, ou seja, esgoto cloacal e esgoto pluvial em redes distintas. Como ao longo da Avenida Nações Unidas foi instalada a coleta mista, o ministério já liberou R$ 1,6 milhão para elaborar projeto para a coleta absoluta neste trecho também. “Mas é só o projeto, pois não temos nenhuma previsão de quando teremos o recurso ou faremos essa obra”, explica Dietrich. A cobrança da taxa pelo tratamento de esgoto começará a ser cobrada quando o novo sistema começar a valer.
Por | 2017-06-19T17:06:25+00:00 junho 5th, 2017|Notícias|Nenhum comentário

Sobre o Autor:

Deixe um comentário